Como se identificam citações ambíguas, segundo a NP 405? Como referenciar dois documentos do mesmo autor, quando o documento é uma página Web?

Segundo a NP 405, as citações ambíguas diferenciam-se com a adição das letras do alfabeto, a seguir ao ano. Por exemplo, deverá aparecer algo semelhante como: (Library of Congress, 2000a) e (Library of Congress, 2000b) e na lista das referências bibliográficas, algo como:
LIBRARY OF CONGRESS - Digital Preservation - About [Em linha], 2016a. [Consult. 29 mar. 2017]. Disponível em WWW:http://www.digitalpreservation.gov/about/>.

LIBRARY OF CONGRESS - Digital Preservation. National Digital Stewardship Alliance [Em linha], 2016b. [Consult. 29 mar. 2017]. Disponível em WWW:http://www.digitalpreservation.gov/ndsa/index.html>.

Num documento Word, para adicionar uma letra ao ano, após inserir a citação, selecione-a com o rato e clique em Edit Citation. Depois clique em cima do apelido do autor para expandir a janela e preencha o campo sufix com a letra “a” ou “b”.

No entanto, no Mendeley não é possível adicionar uma letra ao ano no campo year. Assim, se tiver duas referências com a mesma data, no corpo do texto indica (Autor, 2016a), (Autor, 2016b) apesar de na lista de referências permanecer o ano sem as letras “a” ou “b”.

Após finalizar o documento Word poderá quebrar as ligações ao Mendeley e a partir desse momento poderá realizar qualquer alteração às referências bibliográficas e citações em texto. Para isso basta que no menu References do Word, selecione a opção Export as > Without Mendeley Fields presente no bloco Mendeley Cite-O-Matic. Grave o documento com outro nome e proceda às alterações necessárias.

Search FAQs


Browse FAQs by Subject