I. NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
O acesso aos recursos eletrónicos subscritos para a comunidade UA pode ser feito através de um computador com Internet/WiFi, dentro do domínio ua.pt (Campus e Escolas Superiores da UA).
Deverá aceder à rede eduroam e autendicar-se através dos dados de Utilizador Universal (UU).
Fontes de informação digital (subscritas pela UA e em Acesso Aberto)
Utilizadores ocasionais sem vínculo à UA
Para aceder ao recursos subscritos pela UA deve ser solicitado um login de visitante junto do balcão de atendimento da Biblioteca (piso de entrada) ou na Mediateca.
Este login é pessoal e intransmissível e tem a duração de 24h. Para a atribuição do login deve ser apresentado o cartão de cidadão, indicada a morada e um contacto.
O login de visitante permite o acesso aos recursos nos computadores da Biblioteca e da Mediateca.
Utilizadores com cartão de utilizador externo das bibliotecas da UA
O acesso aos recursos subscritos pela UA é efetuado apenas nos computadores com acesso à Internet da Biblioteca e Mediateca através do login de utilizador externo já atribuído.
II. FORA DA UA
O acesso aos recursos subscritos pela UA em locais fora do domínio ua.pt, como em casa ou no local de trabalho, é realizado através da configuração do computador pessoal para uma ligação a uma rede privada virtual – VPN.
A criação de listas temáticas permite guardar no seu espaço pessoal conjuntos de registos bibliográficos por área de interesse/temática. Para criar uma lista:
Os documentos que se encontram em depósito são identificados na pesquisa através da cota (localização) com a letra D, que varia consoante a biblioteca.
Exemplos:
O catálogo apresenta duas opções de refinamento de acordo com o tipo de pesquisa pretendida:
Sim. Após efetuar a pesquisa, aceda à lista de resultados e clique sobre o registo pretendido. Na tabela“Exemplares” dispõe de informação sobre o número de exemplares, a localização, a cota (etiqueta na lombada dos documentos) e o estado da publicação
A cota é um código alfanumérico, constituído por números e letras que permite localizar o livro na estante.
Exemplo de uma cota de um livro da Biblioteca da UA:
A letra e cor da cota variam consoante o piso
Piso 4 – Avançado (A) – cor-de-rosa
Piso 3 – Humanidades (H) – azul
Piso 2 – Geral (G – piso da entrada) – verde
Piso 1 – Depósito (D) – branco
Organização nas outras bibliotecas da UA
Mediateca (CF), ex.: CF-25-649; CF/DP-25-20
ESTGA (ESA), ex.: 621.3ESA.38
ESAN (ESAN), ex.: 658.8ESAN.34
ISCA-UA (ISCA), ex.: 33ISCA.16711; 33ISCA.1102.DEP
A Classificação Decimal Universal – CDU é um dos sistemas de classificação utilizados internacionalmente pelas bibliotecas, para a indexação e recuperação por assunto em sistemas de informação bibliográfica.
Na CDU, o conhecimento está ser dividido em 10 classes principais, subdivididas em subclasses, numa hierarquia decimal. É o sistema de classificação utilizado nas bibliotecas da UA e está organizada pelas seguintes classes:
0 Generalidades. Informação. Organização.
1 Filosofia. Psicologia.
2 Religião. Teologia
3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
4 Classe vaga. (não é utilizada)
5 Matemática e Ciências Naturais.
6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
8 Linguagem. Linguística. Literatura.
9 Geografia. Biografia. Historia.
Nas bibliotecas da UA, as publicações antes de chegarem às estantes são classificadas de acordo com o assunto principal e que dá origem a um número ou conjunto de números da CDU. Este assunto e estes números é que determinam a cota. A cota é colocada na lombada e vai permitir localizar o livro na estante da biblioteca.
Exemplo de uma cota
616.7A.24
616.7 = Estante com o assunto Sistema esquelético e locomotor
A = Significa o local - A - 4º piso da Biblioteca da UA
.24 = Nº do livro na estante 616.7, localizada no piso 4 da Biblioteca da UA
O Fundo de Empréstimo Condicionado (FEC) refere-se a um conjunto de livros que os professores recomendam como fundamentais para cada uma das disciplinas que lecionam.
Deste modo, os livros que pertencem à bibliografia recomendada pelos docentes apresentam o estado de empréstimo condicionado.
Significa que a publicação não é passível de requisição, ou seja, só será possível a sua consulta nas salas de leitura das bibliotecas.
Não são facultadas para empréstimo:
Não é necessário qualquer tipo de registo para pesquisar no catálogo bibliográfico. Para efetuar uma pesquisa aceda a http://opac.ua.pt.