1. Como alterar um estilo bibliográfico no Mendeley?

Opção 1: verificação dos estilos bibliográficos disponíveis no Mendeley

  • Aceda ao Mendeley Desktop e, se necessário efetue login.
  • No menu View selecione a opção Citation Style e clique na última opção More Styles
  • Selecione o separador Get More Styles e efetue pesquisa pelo nome do estilo bibliográfico que pretende utilizar;
  • Na lista de resultados verifique se existem várias opções ligadas com o estilo que pretende (os estilos indicados na lista foram adaptados por utilizadores da comunidade Mendeley);
  • Explore as opções existentes e caso verifique que a alteração que pretende efetuar ao estilo já se encontra colmatada num dos estilos listados, selecione o mesmo e clique em Install;
  • Depois de instalado, abra o documento Word e confirme se o estilo pretendido está selecionado no bloco Mendeley Cite-o-Matic do menu References.

Opção 2: edição de um estilo bibliográfico (CSL Editor)
  • Aceda ao CSL editor do Mendeley (http://csl.mendeley.com) e efetue login com as suas credenciais do Mendeley;
  • Pesquise pelo estilo bibliográfico que pretende utilizar e clique em Edit;
  • Parametrize o estilo bibliográfico à sua medida;
  • Salientamos que a edição de estilos bibliográficos com o CSL editor requer alguns conhecimentos de linguagens de programação.

Opção 3: alteração manual (sem ligação ao Mendeley)
A alteração manual das referências bibliográficas só deverá ser efetuada depois de quebrar as ligações do documento Word ao Mendeley, mediante as seguintes instruções:
  • Abra o documento Word em questão;
  • No menu References, no bloco Mendeley Cite-O-Matic, selecione a opção Export as e depois Without Mendeley Fields.
  • Guarde o documento com outro nome (Ex.: tese_v1);
  • Proceda a todas as alterações no documento sem ligações ao Mendeley (Ex.: tese_v1).

 

2. Como citar a resposta de um questionário, segundo a APA 6th?

Depois de transcrever a resposta da entrevista no trabalho, insira a citação da seguinte forma:
(Nome do autor do inquérito, personal communication, Month day, year)

Exemplo:
(Silva, personal communication, December 06, 2017)

Segundo a APA 6th, as comunicações pessoais não obrigam à realização da referência bibliográfica. Mais informação no subcapítulo 6.20 - Personal communications, do Publication Manual of the American Psychological Association, 6th ed., p. 179 ou em https://alliant.libguides.com/c.php?g=692717&p=4908255.

3. Como citar com o Mendeley um documento citado por outro autor, segundo a APA 6th?

A referência a fontes secundárias, ou seja, a documentos em que a informação apreendida foi apenas efetuada através da leitura de outros documentos, designa-se por citação de citação.
Sempre que pretender citar um documento que não consultou (Ex. Adams) mas que é referenciado num documento que leu (Ex. Smith), deve indicar o autor e a informação que pretende salientar do documento que não consultou e inserir uma citação do documento que leu precedido de as cited in.

Para efetuar a citação das fontes secundárias segundo a APA 6th segue proceder do seguinte modo:

  • No documento Word que se encontra a redigir e após referir o autor/ideia da fonte secundária, insira a citação da fonte primária que consultou através do menu References > Insert Citation do bloco Mendeley Cite-O-Matic;
  • Após a inserção da citação, selecione-a com o rato e clique em Edit Citation (do bloco Mendeley Cite-O-Matic);
  • Nesta janela clique no apelido do autor para expandir a janela e preencha o campo Prefix com o texto as cited in e clique em OK.
Exemplo:
...Adams asserts in her book Chicken Little that "without a doubt, the chicken came before the egg" (as cited in Smith, 2005).

Mais informação em http://www.apastyle.org/learn/faqs/cite-another-source.aspx.

Nota:
Na lista de referências bibliográficas é incluída apenas a referência da fonte que consultou.

4. Como citar uma transcrição áudio, segundo a APA 6th?

Segundo o manual da APA 6th, a transcrição de áudio ou vídeo deve obedecer às regras de citação direta, conforme as indicações da página sete do manual disponível em http://www.ua.pt/ReadObject.aspx?obj=36608 ou seja, a citação deverá ser elaborada como qualquer outro documento (Apelido, ano).

A referência bibliográfica poderá ser realizada segundo as indicações do blogue da APA6th: http://blog.apastyle.org/apastyle/2012/10/how-to-cite-a-podcast.html.

Áudio Podcasts
No caso de um áudio podcast o responsável pode ser o produtor, escritor ou interprete. A identificação da contribuição do responsável deve ser indicado entre parêntesis curtos (Producer, Writer, Speaker).

Exemplo:
Rissian, L. C. (Producer). (2012, May 4). Twelve parsecs [Audio podcast]. Retrieved from http://itunes.apple.com

5. Como colocar as páginas em citações diretas, segundo o estilo Vancouver?

O estilo Vancouver, não obriga à colocação da página nas citações diretas. Este estilo, assim como outros numéricos (IEEE, ACS, etc.), têm essa particularidade que difere dos estilos autor-data (APA 6th, Harvard, Norma NP405, etc.).

Se pretender visualizar a página nas citações diretas, sugerimos que fale com o seu orientador e mude para um estilo autor-data. No Word, após inserir a citação, selecione-a com o rato e clique em Edit Citation. Depois clique em cima do apelido do autor para expandir a janela e preencha o campo page.

6. Como colocar no Mendeley uma referência com carateres em itálico, sobrescritos ou subscritos?

Quando pretender colocar num registo do Mendeley, uma letra ou palavra em itálico, subscrito ou sobrescrito deve utilizar código HTML:
 
Itálico

palavra biblioteca
 
Subscrito

palavra biblioteca
 
Sobrescrito

palavra biblioteca

7. Como colocar no Word, utilizando o Mendeley, vários autores que citam o mesmo assunto, segundo a APA 6th?

Sempre que se justifique, um determinado assunto pode ser sustentado através da partilha da perspetiva de vários autores que identificam e descrevem o assunto em questão. Na prática, ao redigir o documento deverá inserir uma única citação que englobe todos os documentos dos autores que pretende referenciar e que, por sua vez, citam o mesmo assunto.

Assim, para inserir todas as citações em simultâneo no Word com recurso ao gestor de referências bibliográficas Mendeley, siga os seguintes passos:

  • No menu References do Word selecione a opção Insert Citation presente no bloco Mendeley Cite-O-Matic;
  • Nesta janela clique no botão Go To Mendeley para que possa selecionar os registos diretamente na sua biblioteca do Mendeley Desktop;
  • Prima a tecla Ctrl e selecione com o rato todos os registos que pretende incluir na citação e depois clique em Cite.
Exemplo:
… (Anderson & May, 2010; Buchanan, 2012; Ceci & Walker, 1983; Reitz, 2014; Rosemary, 1984).


 

8. Como colocar uma citação em texto sobrescrita ou subscrita?

Opção 1: verificação dos estilos bibliográficos disponíveis no Mendeley

  • Aceda ao Mendeley Desktop e, se necessário efetue login.
  • No menu View selecione a opção Citation Style e clique na última opção More Styles
  • Selecione o separador Get More Styles e efetue pesquisa pelo nome do estilo bibliográfico que pretende utilizar - Ex.: Vancouver;
  • Na lista de resultados, verifique se existem várias opções ligadas com o estilo que pretende e se o encontra em superscript/subscript - Ex.: Vancouver (superscript);
  • Se encontrar o estilo pretendido, selecione o mesmo e clique em Install;
  • Depois de instalado, abra o documento Word e confirme se o estilo pretendido está selecionado no bloco Mendeley Cite-o-Matic do menu References.

Opção 2: edição de um estilo bibliográfico - CSL Editor (caso não encontre solução através da opção 1)
  • Aceda ao Mendeley Desktop e, se necessário efetue login;
  • No menu View selecione a opção Citation Style e clique na última opção More Styles… Selecione o separador About, clique no  CSL Editor do Mendeley e efetue login com as suas credenciais do Mendeley;
  • Pesquise pelo estilo bibliográfico que pretende editar para que as citações figurem em superscript ou subscript (ex.: IEEE). Na página de resultados selecione o estilo bibliográfico pretendido e clique em Edit;
  • Na janela lateral selecione a opção Inline Citations > Layout, na área central desse bloco clique em Layout > Text formatting e selecione a opção que pretende X1 | X1;
  • No menu superior Style salve o estilo bibliográfico que editou através de Save style as…;
  • Abra um documento Word e confirme se o estilo gravado está selecionado no bloco Mendeley Cite-o-Matic do menu References.
Salientamos que a edição de estilos bibliográficos com o CSL editor requer alguns conhecimentos de linguagens de programação.

 

9. Como criar uma lista de bibliografia consultada, com o Mendeley?

Se pretender inserir uma lista de bibliografia consultada (não citada) num documento ou numa apresentação (PPT) de um trabalho, siga os seguintes passos:

  • Aceda ao Mendeley Desktop;
  • Selecione na opção Citation Style do menu View, o estilo bibliográfico que pretende aplicar na lista de bibliografia (Ex.: American Psychological Association 6th Edition);
  • Crie uma pasta (menu lateral – Create folder) e arraste para lá todas as referências consultadas;
  • Nessa pasta, selecione todas as referências e com o botão do lado direito do rato selecione a opção – Copy as > Formatted Citation;
  • Cole as referências (Ctrl + V) no documento ou apresentação.
Nota:
A lista criada não tem ligação ao Mendeley, o que significa que qualquer alteração efetuada (inclusão de nova referência, mudança de estilo bibliográfico) não será visível de forma automática no documento. Para efetuar alterações a esta bibliografia, sem ligação ao Mendeley e sem erros, sugerimos a eliminação da lista criada e a criação de um nova lista seguindo os procedimentos referidos anteriormente.

10. Como efetuar o registo no Mendeley?

  • Com o browser Google Chrome, aceda a http://www.mendeley.com;
  • Crie uma conta, clicando em Create a free account;
  • Preencha os campos indicados.

11. Como elaborar a referência bibliográfica de uma discussão online, segundo a APA 6th?

Esta informação enquadra-se na tipologia fórum online. Assim, segundo o Manual da APA 6th, a apresentação de uma referência bibliográfica desta tipologia deverá ser:
Rampersad, T. (2005, June 8). Re: Traditional knowledge and traditional cultural expressions [Online forum comment]. Retrieved from http://www.wipo.int/roller/comments/ipisforum/Weblog/theme_eight_how_can_cultural#comments

Como no Mendeley esta tipologia não é considerada, apresentam-se de seguida algumas dicas:

  • No Mendeley Desktop selecione no menu File a opção Add Entry Manually ou clique no ícone Add > Add Entry Manually;
  • No formulário de recolha de dados que é apresentado, escolha a tipologia Newspaper Article e preencha os seguintes campos:
Title – Re: Traditional knowledge and traditional cultural expressions [Online forum comment]
Authors – Rampersad, T.
Year – 2005
Day – 8
Month – 06
URLhttp://www.wipo.int/roller/comments/ipisforum/Weblog/theme_eight_how_can_cultural#comments

12. Como elaborar citações em texto, segundo o estilo Vancouver?

No manual do estilo bibliográfico Vancouver não são indicadas regras para a elaboração de citações em texto, pelo que a forma sugerida abaixo está ligada com a representação disponível e em uso por programas de gestão de referências bibliográficas para este estilo.

No caso de citações diretas, com referência ao autor, a citação poderá ser efetuada da seguinte forma:

  • Segundo Nome do Autor (citação) “excerto do texto”.
Exemplo:
Segundo Creswell (1) o modelo apresentado “is similar to the constructivist/interpretivist format”.
 
Nota:
O único elemento introduzido através do Mendeley é a citação (1), sendo a restante informação incluída manualmente no trabalho.
 

13. Como instalar a barra de ferramentas do Mendeley do Word, quando o plugin não funciona?

O erro na instalação do plugin pode estar relacionado com a versão do Microsoft Office que utiliza, bem como as condições em que foi instalado no seu computador, é por isso, necessário confirmar se a versão do Microsoft Office que utiliza é legal/subscrita. (Pode verificar esta informação em All programs > Microsoft Office X).

Se a versão do Office que tem não é subscrita, é necessário desinstalá-la e instalar a versão oficial disponível para a comunidade UA. Essa instalação pode ser realizada através da página dos sTIC, ou diretamente nos sTIC.

Não sendo comum os erros na instalação do plugin do Mendeley no Word (MS Word Plugin, disponível no menu Tools do Mendeley Desktop), apresentamos algumas opções que podem ser soluções para este problema.

Opção 1

  • Encerre todos os documentos/aplicações do Microsoft Office (Word, PPT, Excel, Outlook, etc…);
  • Inicie o Mendeley Desktop e desinstale o plugin do Word através do menu Tools > Uninstall MS Word Plugin e volte a instalá-lo através de Install MS Word Plugin;
  • Inicie o Word. Se encontrar ativa uma barra “laranja”, com a opção Enable content / Ativar conteúdo deve selecionar esta opção para que o plugin seja corretamente instalado;
  • Verifique se no menu References do Word o plugin se encontra instalado – bloco Mendeley Cite-O-Matic;
Nota:
Se o plugin não se encontrar instalado no menu References, verifique se se encontra visível um separador designado Add-Ins e se as opções de ligação ao Mendeley se encontram disponíveis (Insert citations, Insert bibliography, etc.);

Opção 2
  • Após a instalação do plugin do Mendeley no Word (Mendeley Desktop > Tools > Install MS Word Plugin) abra o Word e selecione a opção File (ou clique no ícone do Word no canto superior esquerdo) e clique em Options;
  • Nesta janela selecione a opção Add-Ins (barra lateral) e no último campo presente nesta página – Manage – selecione a opção Word Add-ins > Go…;
  • Nesta janela clique em Add…, selecione na barra lateral Default (C:) > Program files (x86) e abra a pasta Mendeley Desktop. Na pasta wordPlugin selecione o ficheiro Mendeley xx.dotm (se não estiver nenhum ficheiro com a extensão .dot visível, selecione abaixo a opção All Word Templates);
  • Após selecionar o ficheiro, clique em Ok, e de volta à janela do Word clique novamente em Ok;
  • Volte ao menu File > Options > Add-Ins e no campo Manage selecione a opção COM Add-ins e clique em Go…;
  • Repita o processo: Add…, selecione na barra lateral Default (C:) > Program files (x86) e abra a pasta Mendeley Desktop. Na pasta wordPlugin selecione o ficheiro Mendeley xx. dotm;
  • Após selecionar o ficheiro, clique em Ok, e de volta à janela do Word clique novamente em Ok;
  • Verifique se o plugin foi instalado no menu References ou no menu Add-Ins do Word.

14. Como instalar o browser Google Chrome?

O Mendeley está pré-definido para operar com o Google Chrome ou, em alternativa, com o FireFox. Com o Internet Explorer, o carregamento automático a partir de algumas bases de dados não é eficiente pelo que preferencialmente não deverá ser utilizado.

  • Com o seu browser de internet habitual, aceda a https://www.google.com/chrome;
  • Clique em Download > For personal computers > Download Chrome;
  • Siga as instruções para terminar a instalação.

15. Como instalar o software Mendeley?

A partir da página http://www.mendeley.com, com o registo efetuado, clique em Download > Download Mendeley Desktop e execute o ficheiro (.exe) do software.
Siga as instruções para completar a instalação.

Se o download do ficheiro executável do programa não foi executado automaticamente, no final da página http://www.mendeley.com clique em Downloads > Reference Manager.

Siga as instruções para completar a instalação.

16. Como integrar o Mendeley com o processador de texto Latex?

Para integrar o Mendeley com o Latex, consulte todos os passos e informação necessária no tutorial disponível em http://libguides.mit.edu/c.php?g=176186&p=1159535.

17. Como recuperar a barra de ferramentas do Mendeley do Word quando ela desaparece? Se a instalar novamente há o risco de perder todas as referências já colocadas?

Se a barra do Mendeley desapareceu do seu Word, efetue os seguintes passos:

  • Encerre o Microsoft Outlook e todos os documentos Word que estejam abertos;
  • No programa Mendeley, clique em Tools, desinstale o plugin do Word e torne a instalá-lo;
  • Abra o Microsoft Word e verifique se no menu References já está visível a barra Mendeley Cite-O-Matic;
  • Se a barra do Mendeley ainda não está visível, desinstale o programa, reinicie o computador e instale novamente o programa e o plugin do Word.
Ao efetuar estes passos não perde a ligação das referências já colocadas no documento Word.

18. Como referenciar legislação portuguesa com a APA 6th?

Uma vez que o estilo bibliográfico APA 6th não menciona como proceder para legislação de outros países que não os EUA, o que apresentamos de seguida é apenas uma sugestão. No Mendeley, selecione no menu File a opção Add Entry Manually ou clique no ícone Add > Add Entry Manually. Selecione a tipologia Statute e preencha os seguintes campos:
Title – Despacho n.< sup>o< /sup> 17169/2011 do Ministério da Educação e Ciência
Year – 2011
Source – Diário da República: II série, n.º 245
URL https://dre.pt/application/file/1010956

Nota:
O código de HTML no campo Title serve para formatar o caractere sobrescrito do título - n.< sup>o< /sup> = n.º

Segundo a APA 6th, a citação será composta por (Título do Despacho/Decreto-Lei, ano) e a referência bibliográfica ficará com a seguinte apresentação:
Despacho n.º 17169/2011 do Ministério da Educação e Ciência (2011). Diário da República: II série, n.º 245. Retrieved from https://dre.pt/application/file/1010956

19. Como referenciar vídeos do Youtube com a APA 6th?

Para referenciar um vídeo do Youtube com a APA 6th deve proceder conforme indicado no post http://blog.apastyle.org/apastyle/2011/10/how-to-create-a-reference-for-a-youtube-video.html do blogue da APA.

A apresentação da referência bibliográfica deverá ser:
Author, A. A. [Screen name]. (year, month day). Title of video  [Video file]. Retrieved from http://xxxxx

Como no Mendeley esta tipologia não é considerada, apresentam-se de seguida algumas dicas:

  • No Mendeley Desktop selecione no menu File a opção Add Entry Manually ou clique no ícone Add > Add Entry Manually;
No formulário de recolha de dados que é apresentado, escolha a tipologia Generic e preencha os seguintes campos:
Title[Video file]
Authors – Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia [DALIbibliotecasUA]
Year – 2013
Day – 3
Month – 7    
URLhttps://www.youtube.com/watch?v=GvvnuA8UuNU

Notas:
  • O código de HTML no campo Title serve para formatar o título em itálico;
  • Para ativar os campos Day e Month deve efetuar os seguintes passos no Mendeley: Tools > Options > Document Details > Document type: Generic e selecionar os campos referidos, clicar em Apply e depois em Ok.
Após o preenchimento destes campos, o resultado será semelhante ao indicado no blogue da APA 6th:
Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia [DALIbibliotecasUA]. (2013, July 3). As bibliotecas da UA apresentam-se [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=GvvnuA8UuNU

20. Como se identificam citações ambíguas, segundo a NP 405? Como referenciar dois documentos do mesmo autor, quando o documento é uma página Web?

Segundo a NP 405, as citações ambíguas diferenciam-se com a adição das letras do alfabeto, a seguir ao ano. Por exemplo, deverá aparecer algo semelhante como: (Library of Congress, 2000a) e (Library of Congress, 2000b) e na lista das referências bibliográficas, algo como:
LIBRARY OF CONGRESS - Digital Preservation - About [Em linha], 2016a. [Consult. 29 mar. 2017]. Disponível em WWW:http://www.digitalpreservation.gov/about/>.

LIBRARY OF CONGRESS - Digital Preservation. National Digital Stewardship Alliance [Em linha], 2016b. [Consult. 29 mar. 2017]. Disponível em WWW:http://www.digitalpreservation.gov/ndsa/index.html>.

Num documento Word, para adicionar uma letra ao ano, após inserir a citação, selecione-a com o rato e clique em Edit Citation. Depois clique em cima do apelido do autor para expandir a janela e preencha o campo sufix com a letra “a” ou “b”.

No entanto, no Mendeley não é possível adicionar uma letra ao ano no campo year. Assim, se tiver duas referências com a mesma data, no corpo do texto indica (Autor, 2016a), (Autor, 2016b) apesar de na lista de referências permanecer o ano sem as letras “a” ou “b”.

Após finalizar o documento Word poderá quebrar as ligações ao Mendeley e a partir desse momento poderá realizar qualquer alteração às referências bibliográficas e citações em texto. Para isso basta que no menu References do Word, selecione a opção Export as > Without Mendeley Fields presente no bloco Mendeley Cite-O-Matic. Grave o documento com outro nome e proceda às alterações necessárias.

21. O que fazer quando não é possível abrir um PDF no Mendeley Desktop?

  • Abra o Mendeley Desktop e no menu Tools selecione a opção Options. Nesta janela, selecione o último separador Connection e coloque um “visto” na opção Use system connection settings.
  • Clique em Apply e depois em Ok.
  • Encerre o Mendeley Desktop e volte a abri-lo.
 Em princípio, esta ativação vai permitir que a sincronização da informação do Mendeley Web com a versão Desktop ocorra sem erros.
 

22. O que fazer quando surge o erro 4198 no plugin do Word?

  • Abra o Word e no menu File selecione o menu Options;
  • No menu General, selecione a opção Default Programs presente em Start up options;
  • Verifique se todas as extensões se encontram ativas e se está presente na lista a extensão .dotm (modelo com permissões para macros do Word);
  • Coloque um visto nas extensões da lista que não estejam assinaladas.

Caso a extensão .dotm não se encontre ativa, proceda da seguinte forma:
  • No Word, selecione a opção File (ou clique no ícone do Word no canto superior esquerdo) e clique em Options;
  • Nesta janela selecione a opção Add-Ins (barra lateral) e no último campo presente nesta página – Manage – selecione a opção Word Add-ins > Go…;
  • Nesta janela clique em Add…, selecione na barra lateral Default (C:) > Program files (x86) e abra a pasta Mendeley Desktop;
  • Na pasta WordPlugin selecione o ficheiro Mendeley xx. dotm (se não estiver nenhum ficheiro com a extensão .dot visível, selecione a baixo a opção All Word Templates);
  • Após selecionar o ficheiro, clique em Ok, e de volta à janela do Word clique novamente em Ok;
  • Se o erro se mantiver desinstale e volte a instalar o MS Word Plugin, mantendo todos os programas do Office encerrados quando executar esta operação. Para desinstalar/instalar o plugin do Word, abra o Mendeley Desktop e no menu Tools selecione a opção Uninstall MS Word plugin e depois Install MS Word plugin.
As soluções apresentadas baseiam-se na página de suporte do Mendeley.

23. Quais os processadores de texto compatíveis com o Mendeley?

Os processadores de texto compatíveis com o Mendeley são:

24. Qual a diferença entre um quadro e uma tabela, segundo a APA 6th?

No manual da APA 6th são indicadas instruções para a formatação de tabelas e figuras. Para mais informação consulte os seguintes tutoriais: https://owl.english.purdue.edu/owl/resource/560/19/ e https://owl.english.purdue.edu/owl/resource/560/20.

25. Qual a ordem para colocação do nome dos autores numa referência bibliográfica no Mendeley?

No registo de uma referência bibliográfica no Mendeley devem ser colocados todos os autores, pela ordem com que aparecem no documento, pois já refletem uma hierarquia estabelecida entre eles. Se estiverem listados na horizontal, devem ser inseridos no registo do Mendeley pela ordem com que aparecem da esquerda para a direita, um em cada linha. Se estiverem descritos na vertical, devem ser inseridos no registo do Mendeley pela ordem com que aparecem de cima para baixo.

Search FAQs


Browse FAQs by Subject