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Os teus espaços Salas de estudo e leitura Salas de estudo individual e em grupo Localização de publicações nas bibliotecas da UA A importância do silêncio Menos é mais... Boas práticas Rede wireless

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Biblioteca Biblioteca da ESAN Mediateca Sala de Laitura do Complexo Pedagógico Biblioteca Domingos Cravo (ISCA) Biblioteca da ESTGA

Como pesquisar e avaliar

Introdução A biblioteca recomenda A revisão da literatura Definir palavras-chave Selecionar e adequar as fontes de informação Definir a estratégia de pesquisa Tipos de publicações Glossário Precisa de ajuda?

Onde pesquisar

UA.PT - fontes de informação subscritas pela Universidade de Aveiro Sabias que... Artigos Dicionários e enciclopédias Livros Informação estatística Revistas Teses e dissertações Precisa de ajuda?

Citar e referenciar

Introdução Normas e estilos bibliográficos Ferramentas O que são citações e referências bibliográficas Porquê citar e referenciar? Quando devo citar e referenciar Como citar e referencial? Precisa de ajuda?

Carta do utilizador

A carta do utilizador Os utilizadores das bibliotecas da UA Direitos Deveres
As bibliotecas da UA
Biblioteca da UA
Biblioteca da ESAN
Biblioteca Domingos Cravo (ISCA)
Biblioteca da ESTGA
Localizada em pleno centro da cidade de Águeda, a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) oferece uma agradável sala de leitura para estudo, consulta e empréstimo de publicações.

› Áreas temáticas: Tecnologias, Administração e Gestão
› URL: https://www.ua.pt/pt/sbidm/biblioteca-estga
Mediateca
Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais
Empréstimo Interbibliotecas
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Empréstimo de publicações
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A importância do silêncio
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Boas práticas
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Introdução
A biblioteca recomenda
A revisão da literatura
A revisão da literatura consiste numa recolha, análise e síntese da investigação publicada sobre um tema e visa proporcionar um contexto a investigação.  Alguns passos essenciais são:
  • Definir o assunto da pesquisa em palavras-chave (keywords);
  • Selecionar e adequar as fontes de informação;
  • Definir a estratégia de pesquisa;
  • Recolher e analisar a informação.
 
DICAS IMPORTANTES
  • Recolher inicialmente os artigos mais recentes
  • Ser seletivo nos artigos e fontes selecionadas
  • O acompanhamento dos orientadores/docentes no processo é fundamental
Definir palavras-chave
Depois de determinado o tema e a questão da pesquisa, selecione as palavras-chave que identificam o assunto (palavras de relevância, ou de maior importância, na procura de um assunto) e elabore uma lista das mais relevantes.
 
DICAS IMPORTANTES
 
  • Criar uma lista abrangente, considerando sinónimos e formas alternativas dos termos: “young people”/ “adolescents”
  • Definir limites geográficos ou cronológicos;
  • Traduzir os termos para língua inglesa 
  • Plural/singular: child, children
  • Abreviaturas: UML – Unified Modeling Language; UK, United Kingdom
  • Variantes linguísticas (ex: organisation – UK e organization – US)

 
Selecionar e adequar as fontes de informação
As fontes para a pesquisa de informação académica e científica dependem da natureza do trabalho académico a realizar, da área disciplina e do nível de exaustividade.

Bases de dados de artigos científicos
  • Coleções de artigos científicos, que reúnem revistas de diferentes editores internacionais;
  • Ferramentas adequadas para a realização de uma revisão bibliográfica;
Repositórios de documentos digitais, institucionais ou temáticos
  • Sistemas de informação com conteúdos disponíveis em acesso aberto, tais como artigos científicos, papers de conferências, teses de doutoramento e dissertações de mestrado.
Sistemas agregadores de bases de dados e repositórios
  • Agregam num único ponto de pesquisa várias bases de dados e outras plataformas, permitindo uma visão geral sobre as publicações recentes num determinado assunto.
Catálogos online de Bibliotecas
  • Permitem a realização de pesquisa de publicações existentes nas Bibliotecas. Para a procura de informação na Biblioteca da Universidade de Aveiro: http://opac.ua.pt
 
DICAS IMPORTANTES
Procure em bases de dados de artigos – normalmente contêm os resultados de investigação mais recentes e recorra a mais do que uma ferramenta de pesquisa.

O processo de pesquisa não é linear! Recorra a várias tentativas.
Definir a estratégia de pesquisa
Uso da truncatura 
A truncatura permite alargar a pesquisa mediante a recuperação das formas singular e plural, bem como de outras palavras com a mesma raiz, através do símbolo * a seguir à raiz da palavra. (deve confirmar nas páginas de ajuda das bases de dados qual o operador para truncatura).

Exemplo 
Ao colocar no campo de pesquisa therap* recupera registos que contenham os termos therapy, therapies, therapist or therapists.
 
Uso dos operadores booleanos (AND, OR, NOT)
Os operadores boleanos definem a interação entre palavras e são AND, OR e NOT.

AND
Para combinar duas ou mais conceitos/ideias, ligar os termos de pesquisa com a palavra AND (ou E). Diminui o número de registos abtidos e aumenta a relevância.




OR
A pesquisa recupera artigos que contenham um ou outro termo. Pode ser usado para encontrar sinónimos de um determinado assunto e varianates linguísticas. A pesquisa com OR, resulta num número mais alargado de registos.




NOT
Pesqusias com este auxialiar recuperam resultados que incluam apenas o primeiro termo, excluido todos os resultados que incluam o segundo termo. O NOT expande a pesquisa.



 
Pesquisa por termo composto
Caso o termo para a pesquisa seja um termo composto, deverá usar as aspas. Denomina-se pesquisa por frase. Sem aspas, a pesquisa irá recolher também os registos que contenham cada uma das palavras em locais diferentes do registo ou da publicação.

Ex.
“information literacy”
“Self esteem”
 
DICAS IMPORTANTES
  • Utiliza e combina os operadores booleanos: AND, OR e NOT.
  • Pesquisa termos compostos com o auxílio das aspas (“ ”)
  • Recorre à truncatura (*) que permite a pesquisa de várias palavras com a mesma raiz, incluindo singular e plural em simultâneo.
Tipos de publicações
Livros e capítulos de livros científicos
Publicações com um editor científico, compostos por várias partes de diferentes autores; podem ser a versão publicada dos conteúdos de conferências académicas e científicas. Em papel podem ser localizados na Biblioteca. Estão disponíveis muitos milhares de livros eletrónicos.

Artigos científicos
Principal meio usado para a comunicação formal da ciência; permitem aos investigadores comunicar os resultados da investigação, em publicações com mecanismos de certificação do conhecimento (revistas científicas ou journals). 
 
Teses, relatórios, etc.
Designa-se "literatura cinzenta" o conjunto de documentos, não publicados formalmente, composto por teses de doutoramento, dissertações de mestrado, relatórios, preprintsworking papers e outros. Estes documentos constituem a melhor forma de atualização em relação a determinados tópicos.
Glossário
Base de dados sistema de informação estruturado, que indexa referências bibliográficas de artigos, capítulos de livros e outras publicações. Podem possibilitar o acesso ao texto integral das publicações. Existem diferentes tipos de bases de dados bibliográficas.

Descritor - Termo controlado de modo a que os mesmos conceitos sejam sempre representados de igual forma. Esta uniformização facilita o processo de pesquisa.

Fontes de informação - Recurso que responde às necessidades de informação dos utilizadores. Exemplos: bases de dados de artigos científicos, catálogos bibliográficos, repositórios de documentos digitais, etc. 

Palavras-chave - Termo simples ou expressão composta selecionada pelo próprio autor para definir assuntos.

Thesauri - Coleção exaustiva de termos relativos a determinada área do conhecimento, alfabéticamente ordenados. Lista de palavras que são associadas semanticamente a outras, apresentando geralmente sinónimos e, algumas vezes, antónimos.
Exemplo: EUROVOC
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UA.PT - fontes de informação subscritas pela Universidade de Aveiro
Sabias que...
Artigos
Dicionários e enciclopédias
Houaiss [dicionário da língua portuguesa] [ua.pt]
Infopédia [dicionário da língua portuguesa, inglesa, etc] [ua.pt] - acesso limitado a 10 utilizadores em simultâneo 
Livros
Catálogo das bibliotecas da UA
KOHA

Livros eletrónicos e em texto intregral
Springer [ua.pt]
 Science Direct [ua.pt]
 ProQuest eBook Central [ua.pt]

 Google books
 NCBI Bookshelf (PubMed) 
DOAB
 O'Reilly Open Books 

 
Revistas
Catálogo AtoZ [ua.pt]
Catálogo de revistas eletrónicas

Catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA
Para pesquisa das revistas existentes nas bibliotecas da UA, em formato impresso

DOAJ
Diretório de revistas eletrónicas em Open Access.

PROA_UA
Plataforma de revistas da UA, em Open Access
Teses e dissertações
Repositórios multidisciplinares
OpenAire
RCAAP
RIA 
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Introdução
A elaboração de um trabalho académico e científico requer sempre a identificação das fontes consultadas que sustentam e fazem prova do que é transmitido no trabalho. 
A identificação das fontes é realizada através de citações no texto e das respetivas referências bibliográficas.
Normas e estilos bibliográficos
Ferramentas

Imagem de Oliver Ivanov em Unsplash
O que são citações e referências bibliográficas
CITAÇÃO EM TEXTO
forma abreviada de fazer referência no texto a conteúdo de outro autor e de permitir uma correspondência inequívoca entre si e as respetivas referências bibliográficas. 

as citações em texto podem ser realizadas através da:
› transcrição literal do texto do autor (citação direta)
› transmissão da ideia por palavras próprias (citação indireta)
› transcrição ou transmissão de uma ideia quando não se tem acesso ao texto original (citação de citação)

 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
apresenta os detalhes da publicação ou seja, todos os campos bibliográficos que permitam identificar  e localizar de forma inequívoca aquele documento.

as referências bibliográficas são colocadas no final do documento e são organizadas por ordem alfabética ou numericamente.

enquanto que as citações em texto podem ser repetidas em várias partes do corpo do documento, na lista de referências bibliográficas, cada referência aparece uma única vez.

 
NORMAS E ESTILOS BIBLIOGRÁFICOS
as citações em texto e a lista de referências bibliográficas são apresentadas num documento sob a forma de uma norma/estilo bibliográfico selecionado.

deve ser aplicado somente uma única norma/estilo bibliográfico na elaboração de um documento.

tendo em conta a forma que assumem as normas/estilos bibliográficos podem ser agrupados em duas classes:

autor-data
as citações em texto apresentam o apelido do autor seguido do ano. 
ex.: (Silva, 2015)

as referências bibliográficas são apresentadas por ordem alfabética.

numérica
as citações em texto são apresentadas sob a forma numérica.
ex.: [1], [3]

as referências bibliográficas são ordenadas pelo número de forma sequencial.
Porquê citar e referenciar?
DAR CRÉDITO AOS AUTORES

› os trabalhos académicos e científicos têm sempre por base as ideias de outros autores.

› citar e referenciar é a forma de dar mérito aos autores pelo tempo e esforço dedicados ao avanço na área de investigação que desenvolvem.
 
IDENTIFICAR E LOCALIZAR

› as fontes consultadas para a elaboração de um trabalho podem ser úteis para outros colegas bem como, importantes para que os teus professores avaliem a qualidade das fontes consultadas para a execução do trabalho.

› é fundamental a aplicação de uma norma/estilo bibliográfico para a correta apresentação das citações e referências bibliográficas de forma a garantir a identificação e localização dos documentos consultados.
 
EVITAR O PLÁGIO
› citar e referenciar permite fazer a distinção clara entre o trabalho elaborado e o trabalho publicado por outros

› e respeitar os direitos de autor associados às fontes consultadas
Quando devo citar e referenciar
› sempre que sejam incluídas na elaboração do trabalho ideias, excertos de textos, imagens, vídeos, ficheiros audio de outros autores.

› quando é apresentada informação estatística.

› sempre que são transmitidas várias perspectivas sobre um assunto ou ideias/teorias consideradas controversas.



 
QUANDO NÃO PRECISO DE CITAR?

acontecimentos históricos
› quando várias fontes fornecem a mesma informação sobre acontecimentos históricos, essa informação pode ser transmitida sem a indicação de todas as referências onde se encontra essa informação.

› se a informação sobre um determinado acontecimento histórico se encontra apenas numa fonte, esta deverá ser sempre citada.


a tua opinião ou resultados sobre determinado assunto
› a apresentação de um ideia ou resultado de investigação que seja da tua autoria e que seja possível provar que é unicamente tua.

› a criação de uma tabela, gráfico ou imagem que não tenha sido retirada ou inspirada em qualquer outra fonte de informação.

› sempre que os conteúdos criados utilizarem dados ou forem baseados numa outra fonte esta deverá ser citada.


nas conclusões
› se o resumo das ideias transmitidas nas conclusões já tiverem sido citadas anteriormente no documento, não é necessário voltar a citar.

› caso na conclusão sejam tramitidas novas ideias de outros autores, a citação deverá ser realizada.


conhecimento comum
› a informação de conhecimento comum é aquela que pode ser encontrada num número siginifcativo de fontes e que não é considerada controversa.

› a informação considerada de conhecimento comum varia consoante o público-alvo, o país, a região, etc.

› descrições genéricas sobre hábitos sociais, tradições e fenómenos do mundo que observáveis por todos, expressões populares...são consideradas informação do conhecimento comum.
 
NA DÚVIDA, É SEMPRE MELHOR CITAR E REFERENCIAR!
Como citar e referencial?
Para facilitar a elaboração e integração automática das citações em texto e da lista de referências bibliográficas num trabalho académico deverá optar pelo uso de um software para gestão de referências bibliográficas.

Softwares para gestão de referências bibliográficas (livres):
› Mendeley - https://www.mendeley.com/
› Zotero - https://www.zotero.org/
› EndNote Web - www.myendnoteweb.com (apenas versão Web)


 
O QUE IMPLICA O USO DESTES PROGRAMAS?

› registo e instalação local do programa;
› instalação do plugin para Word;
› importação automática e/ou criação das entradas no programa referentes aos documentos consultados para elaboração do trabalho;
› integração automática das citações em texto e das referências bibliográficas no documento Word;
› aplicação de uma norma/estilo bibliográfico.


 
WORKSHOPS
As bibliotecas da UA promovem ao longo do ano um conjunto de workshops que incidem no programa para gestão de referências bibliográficas - Mendeley.

+ info.:https://www.ua.pt/pt/sbidm/formacao

 
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A carta do utilizador
Esta carta descreve os teus direitos e deveres enquanto utilizador das bibliotecas da Universidade de Aveiro. Vai ajudar-te a tirar o melhor partido dos espaços e serviços que te oferecemos e salvaguardar os teus interesses.
Os utilizadores das bibliotecas da UA
Alunos, docentes e investigadores, não docentes e antigos alunos, com cartão de identificação da UA.
Utilizadores externos com cartão.
Visitantes.
Para requisitar livros e/ou outras publicações é obrigatório a apresentação de cartão da UA, Alumni ou utilizador externo.
Direitos
1. Ser atendido de forma cortês e eficiente por todos os colaboradores das bibliotecas da UA.

2. Ter garantia de confidencialidade dos dados pessoais.

3. Ser informado das normas de funcionamento das bibliotecas.

4. Receber apoio nas pesquisas e recuperação da informação.

5. Ter acesso à consulta e requisição de todas as obras que fazem parte do fundo documental das bibliotecas, de acordo com o respetivo regulamento.

6. Requisitar obras existentes em outras bibliotecas conforme as regras do Empréstimo Interbibliotecas.

7. Utilizar o serviço de fotocópias/impressões e os computadores para a realização de trabalhos académicos.

8. Encontrar um espaço que reúna as condições adequadas para o desenvolvimento do trabalho intelectual.

9. Encontrar um horário de abertura que seja adaptado às necessidades.

10. Ter acesso a equipamento que possibilite a consulta dos recursos digitais de informação.

11. A Biblioteca deve disponibilizar recursos informativos de qualidade, adequados às necessidades dos utilizadores, de acordo com os cursos lecionados e as áreas de investigação da Universidade.
Deveres
1. Comportar-se de forma correta com os colaboradores das bibliotecas da UA.

2. Contribuir para um ambiente de silêncio e evitar atividades que perturbem o  estudo, a consulta e a leitura - não usar telemóveis ou algo que provoque ruído.

3. Colaborar com os funcionários das bibliotecas quando se verificarem situações de anomalia.

4. Identificar-se quando tal for solicitado pelos colaboradores das bibliotecas.

5. Conhecer e cumprir as normas das bibliotecas, assim como as dos Serviços de Empréstimo, Formação e Apoio a Pesquisas.

5. Preservar as publicações das bibliotecas da UA:
não sublinhar nem escrever;
não arrancar páginas;
não manusear de forma inadequada;
não colocar as publicações em locais pouco adequados.

6. Colocar as publicações consultadas nos carrinhos que se localizam nas salas de leitura.

7. Respeitar a legislação vigente relacionada com os Direitos de Autor, no caso de reproduções impressas ou eletrónicas.

8. Preservar todo o material disponível nas bibliotecas.

9. Manter o mobiliário no local onde se encontra.

10. Respeitar as instalações, os equipamentos e as zonas de utilização destinadas a cada tipo de atividade.

11. Contribuir para que se mantenha a ordem e a limpeza, de modo a proporcionar bom ambiente de trabalho.

12. Não é permitido fumar.

13. Não é permitido comer.

14. Não é permitido beber outras bebidas, à exceção de água.