Imagem: Unsplash
Apresentação
Neste guia, pretendemos agregar e disponibilizar um conjunto diversificado de recursos para a pesquisa e informação associada, dirigido às atividades de aprendizagem, ensino e investigação nas áreas da Psicologia, Ciências da Educação, Didáticas e afins, áreas disponíveis na Mediateca da Universidade de Aveiro.
Precisa de ajuda?
Serviço de Referência e Apoio à Pesquisa de Informação

Regime presencial suspenso face ao COVID19

› Biblioteca UA
2ª a 6ª feira 9h30-12h30|14h-17h
sbidm-referencia@ua.pt
+351 234 147 249
22303 | 22304 | 22332 | 22340

› Biblioteca Domingos Cravo (ISCA)
2ª a 6ª feira 14h-18h (ou 18h-22h com marcação por email)
biblioteca@isca.ua.pt
+351 234 380 110
45105

› Biblioteca ESAN
2ª a 6ª feira 9h-13h|14h-17h
patrciacorreia@ua.pt
+351 256 666 973
40617

Mais informações
 
Revistas com Fator de Impacto (IF)
Os índices de avaliação de revistas científicas são fontes de informação que permitem aferir o prestígio das publicações académicas, mediante indicadores quantitativos.
Na ferramenta Journal of Citation Reports (Clarivate Analytics) é possível consultar métricas de publicações, baseadas nos dados de contagem de citações da base de dados Web of Science Core Collection (os dados são atualizados anualmente, em meados do ano civil e é possível consulta por área disciplinar):
  • Fator de impacto (Impact Factor): a fórmula faz a divisão do número de citações correntes a artigos publicados nos últimos dois anos pelo número total de artigos publicados nesse mesmo período.
  • Eigenfactor: baseia-se no número de vezes que os artigos publicados numa revista nos cinco anos anteriores foram citados no ano mais recente, levando também em consideração o prestígio da revista. Não contabiliza as autocitações.
Ranking Scimago Journal Rank/Scopus

Na base de dados Scopus - Sources é possível consultar métricas de publicações, baseadas nos dados de contagem de citações da Scopus:
  • CiteScore: indicador desenvolvido pela Elsevier, com uma fórmula de cálculo semelhante ao Factor de Impacto.
  • Scimago Journal Rank Indicator: desenvolvido pelo grupo SCImago, baseado no algoritmo Google PageRank​ e calculado anualmente. Mede a “influência científica” média dos artigos de uma revista.
  • Source normalized impact per paper (SNIP): contagem de citações de uma revista com base no potencial de citação de um artigo em função da área disciplinar.
 



 
Revistas científicas em acesso aberto

Diretório que reúne revistas científicas em acesso aberto, publicadas por diferentes editores e organismos, abrangendo todas as áreas científica. Na página inicial pode pesquisar por título ou percorrer o índice de temas e aceder à lista de títulos em cada um. Na opção “Search articles” pode pesquisar artigos por assunto ou autor.

Listas de revistas:
 
Education  
Social Sciences   Todos os assuntos na área da Educação
Revistas nacionais
 
PROA-UA: Plataforma de Revistas em Open Access da Universidade de Aveiro
Revistas científicas dos departamentos, escolas e unidades de investigação da UA. Encontram-se disponíveis em acesso aberto milhares de artigos integrados e pesquisáveis no RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Revistas:     
Encontram-se disponíveis em acesso aberto mais de 3400 artigos publicados em revistas portuguesas, integrados e pesquisáveis no RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Mais revistas
 
Destaque de outras revistas
 
Revista Portuguesa de Investigação Educacional - publicação anual da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
 
Revista ESC - Educação, Sociedade & Culturas - publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto.

EDUSER – Revista de Educação - publicação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Os artigos científicos, de revisão e os papers de conferências publicados são resultado da investigação científica publicada e podem ser localizados em bases de dados de artigos científicos, repositórios de documentos digitais ou sistemas agregadores.
As bases de dados de artigos são coleções de referências bibliográficas de artigos e capítulos de livros científicos, têm informação estruturada, bem como funcionalidades de pesquisa adicionais. 
Bases de dados de artigos científicos
As bases de dados de artigos científicos são coleções de referências bibliográficas de artigos científicos. Reúnem revistas de diferentes editores e constituem-se como um ponto de acesso global a grande parte da literatura científica publicada, sendo por isso ferramentas mais adequadas para a realização de uma revisão bibliográfica, num determinado assunto. Algumas incluem contagem de citações por artigo e métricas alternativas.
 
Bases de dados multidisciplinares

Academic search Complete [ua.pt]
Base de dados multidisciplinar de artigos científicos em texto integral, disponível através da b‐on (Biblioteca do Conhecimento Online). Para além das revistas, indexa também livros, relatórios, conferências, entre outros documentos.

› SCOPUS [ua.pt]
Base de dados de informação científica publicada, referencial, de caráter multidisciplinar.  
› Web of Science [ua.pt]
Base de dados de informação científica publicada e de citação, com acesso limitado à UA.
 
Lista de títulos indexados na Web of Science
 
Bases de dados temáticas

ERIC – Education Resources Information Center
Base de dados especializada nas áreas das ciências da educação e psicologia. Tem acesso público e gratuito e para além das revistas científicas, indexa ainda livros, relatórios de investigação, artigos de conferências e outros materiais.
 
Links úteis  
Bases de dados de editores
 
› Emerald [ua.pt]     
A Emerald é uma editora com publicações as áreas da Gestão, Negócios, Engenharias, Saúde e Assistência Sociale outros. É composta por quase 300 títulos (muitos deles indexados nas bases SCOPUS e Web of Science), mais de 2.500 livros e mais de 1.500 estudos de caso.
 
› Science Direct [ua.pt]  
Base de dados das publicações da editora Elsevier. A UA só tem acesso às publicações subscritas.
 
Sistemas de pesquisa integrada

Agregam num único ponto de pesquisa várias bases de dados e outras plataformas e são adequados para ter uma visão geral sobre publicações recentes num determinado assunto.
 

› b-on [ua.pt] 
Disponibiliza o acesso digital a milhares de revistas científicas e livros eletrónicos de vários editores, através de assinaturas negociadas a nível nacional. A UA é uma instituição participante do consórcio b-on.
Serviço de pesquisa http://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/ns000290/authentication/index.php
Pode pesquisar autonomamente em cada uma das bases de dados ou portais de editores incluídos na b-on http://www.b-on.pt/colecoes/
Mais informações b-on http://b-on.pt/activeapp/e-learning  
 
› Google Scholar 
Sistema de pesquisa de informação científica e académica, como artigos científicos, teses, livros e outros trabalhos académicos, disponíveis em bases de dados de editores e em repositórios institucionais e temáticos. O acesso ao texto integral dos artigos disponíveis mediante subscrição tem que ser realizado na rede da UA ou mediante a configuração de VPN fora da UA (mais informação em - http://www.ua.pt/stic/teletrabalho_vpn).

› RCAAP  
Encontram-se disponíveis em acesso aberto milhares de artigos integrados e pesquisáveis nesta plataforma, resultantes dos depósitos efetuados em repositórios agregados, ou publicados em revistas nacionais, como:
 
Análise Psicológica
Saber & Educar
Indagatio Didactica 
Nascer e Crescer

Sisyphus - journal of education 
Revista Portuguesa de Educação 
Psilogos
Revista Motricidade
Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (RPICS)
Da investigação às práticas
Social inclusion
 
Diretório de revistas RCAAP
 
Livros eletrónicos
Atualmente a Universidade de Aveiro disponibiliza, para toda a comunidade académica, o texto integral de milhares de livros eletrónicos, de vários editores e em diferentes áreas do conhecimento.
 
Livros eletrónicos - acesso UA
Os alunos da Universidade de Aveiro têm acesso a um conjunto de livros eletrónicos através das seguintes plataformas:

› ProQuest eBook Central
› ScienceDirect
› Springer

O acesso a estas plataformas está limitado ao domínio UA.PT (campus universitário e escolas politécnicas) através da rede wireless – eduroam. Fora deste domínio, o acesso pode ser feito através da ligação do computador pessoal à Rede Privada Virtual (VPN) da UA.
+ informação sobre o acesso
Sistemas de pesquisa integrada
Agregam num único ponto de pesquisa várias bases de dados e outras plataformas e geralmente são adequados quando o objetivo é ter uma visão geral sobre publicações recentes num determinado assunto, tendo como grande vantagem a poupança de tempo. Não são adequados quando o objetivo é a realização de uma pesquisa de caráter especializado e exaustivo.
 
› Sistema de pesquisa integrada UA 

› b-on
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso a milhares de revistas científicas em formato digital e livros eletrónicos de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional. A Universidade de Aveiro é uma instituição participante do consórcio b-on.
Pode pesquisar autonomamente em cada uma das bases de dados ou portais de editores incluídos na b-on
Mais informações
 
› Google Scholar 
Motor de pesquisa gratuito que recolhe dados de literatura científica nas mais diversas áreas, incluindo não só a maioria das revistas e livros com revisão por pares, como também teses, comunicações apresentadas em conferências, relatórios técnicos e artigos em fase de pré-publicação. Porém, o acesso ao texto integral dos documentos nem sempre é livre, dependendo de subscrições institucionais. 

› RCAAP  
Encontram-se disponíveis e pesquisáveis em acesso aberto no RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal milhares de artigos das seguintes revistas:
 
Análise Psicológica
Saber & Educar
Indagatio Didactica 
Nascer e Crescer
Sisyphus - journal of education 
Revista Portuguesa de Educação 
Psilogos
Revista Motricidade
Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (RPICS)
Da investigação às práticas
Social inclusion
 
Diretório de revistas
Dicionários e enciclopédias
Houaiss [dicionário da língua portuguesa] [ua.pt]
Infopédia [dicionário da língua portuguesa, inglesa, etc] [ua.pt] 
Infopédia
A Infopédia é uma importante obra de referência online, subscrita pela UA. Inclui uma enciclopédia multidisciplinar em língua portuguesa e um vasto conjunto de dicionários ‐ língua portuguesa, bilingues, verbos e outros.

O acesso está limitado ao domínio ua.pt ou via rede privada virtual da UA – VPN.
 
O que é literatura cinzenta